10/12/2012

Rio Itamambuca passa de status ruim em 2010 e 2011 para regular em 2012, conforme dados da CETESB


A balneabilidade própria e imprópia leva em consideração diversos fatores. As Estações de Tratamento - ETE´s, quando instaladas, resolvem em larga escala a questão da balneabilidade, no entanto fontes difusas (descarga inadequada de resíduos, descarga inadequada de efluentes, animais defecando à beira dos cursos d’água, chuvas frequentes e intensas, etc.) também contribuem para a manutenção desta impropriedade.
No Litoral Norte, a maioria das praias monitoradas tiveram status de melhora, principalmente entre 2011 e 2012, fato este diretamente ligado aos investimentos em coleta e tratamento de esgoto, realizado pelo Governo do Estado por meio do Programa Onda Limpa (SABESP), mas isto não ocorreu em Itamambuca. No entanto, outras ações de combate à poluição difusa foram feitas. Vale lembrar das ações de controle da utilização irregular na foz do Rio Itamambuca, como “banheiros” para turistas de um dia, fechamento por parte dos órgãos ambientais de um haras que estava localizado próximo ao rio Itamambuca, adequação dos resíduos sólidos em contêineres no Recanto da Vila, controle dos animais na praia, gestão junto à comunidade do Sertão da Casanga para adequação de seus sistemas e/ou interrupção da descarga direta nos cursos d’água afluentes do Rio Itamambuca, enfim várias ações pontuais que, somadas, refletem esta melhora. Ainda de acordo com os relatórios anuais da CETESB, a redução das semanas com bandeira vermelha vem sendo gradativa ao longo dos últimos quatro anos. Não é o ideal, mas já é o começo e temos de continuar com os trabalhos.

Gestão Ambiental
Vale lembrar ainda dos projetos pontuais articulados pelo Plano de Gestão Ambiental de Itamambuca - PGA (contando com o apoio das associações de bairro: SAI – Associação Amigos de Itamambuca, Samita – Associação de Amigos e Moradores de Itamambuca, Morro do Tiagão, Sertão de Itamambuca, Correias Mercúrio, Ranário e Asa Branca), que foram e estão sendo realizados na bacia de Itamambuca como um todo, tais como: Projeto do Lixo Zero, Teatro na Areia, Educomunicação, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, Dia do Meio Ambiente, Limpeza diária da areia da praia, Pente Fino mensal de coleta de resíduos sólidos e orgânicos nas ruas, avenida e áreas verdes do loteamento, implantação da Estação de Reciclados, dentre outros. De certa forma todas estas ações contribuem direta e indiretamente para a promoção da educação ambiental, tanto para os moradores fixos como para os visitantes, fato este que leva à redução de fontes difusas de poluição, fontes estas que poderiam impactar no rio Itamambuca e seus afluentes.
A questão é bem complicada e os resultados das ações vão aparecer de médio para longo prazo. Se analisarmos tecnicamente, iremos perceber que a melhora, embora sendo pouca (ainda ficamos algumas semanas com bandeira vermelha), está em curso e tende a ficar mais clara com o passar dos anos.

Ações futuras
Além da continuidade dos projetos e ações mencionados acima, o PGA, contando com o apoio das associações que o compõem, vai realizar já para o ano de 2013 um diagnóstico geral da bacia enfatizando cinco principais linhas de atuação. São elas: Uso e Ocupação do Solo, Vegetação, Recursos Hídricos, Sistema de Informações Geográficas e Gestão Participativa. Este projeto servirá de subsídio para tomada de decisão em nossas próximas ações e, com certeza, nos propiciará a elaboração de projetos pontuais com vistas a adequação ambiental, social e econômica da bacia como um todo. Além disso, o PGA articulará com a nova gestão municipal para implementar a regularização fundiária nos bairros da bacia de acordo com a Lei Federal 11.977 de 07 de julho de 2009, fato este que permitirá a implantação de infraestrutura de saneamento e demais serviços públicos. A prioridade do conselho PGA estará focada na implantação das medidas acordadas, elencadas em seu Termo de Referência e Protocolo de Intenções.


Marcio J. dos Santos
Biólogo
Coordenador do PGA
CRBio 56621/01-D

Nenhum comentário: