20/09/2009

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias




Mais uma vez, os filtros de cigarro dominaram a contagem de lixo coletado em Itamambuca no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMRLP), que é realizado todos os anos, no mês de setembro. Foram dois dias de atividade, com o apoio da SAI, do PGA e da ASSU - Ubatuba, ONG que coordena os trabalhos em todo o litoral paulista.
Na sexta-feira, dia 18, as crianças do projeto Onda Educacional, que mescla aulas de surf, educação ambiental e práticas de cidadania, percorreram um trecho da praia, da rua 6 em direção ao rio Itamambuca, em dois períodos. Os números, bem acima dos dados de 2007, foram considerados preocupantes: 935 bitucas, 207 canudinhos, 327 embalagens, 70 resíduos de construção.
No sábado, dia 19, voluntários repetiram a ação, cobrindo toda a praia.
Esta foi a 24ª edição do DMLRP, evento responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo pela causa ambiental. Os resultados obtidos com a atividade são enviados para a ONU, que é responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC). São esses resultados mundiais que permitem a IOC convencer os países a se tornarem signatários do “MARPOL Treaty” – Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha.

Nenhum comentário: