19/08/2012

Questão ambiental reúne candidatos a prefeito e representantes das coligações em Itamambuca


Leiam matéria publicada no jornal Imprensa Livre, em 18/08/2012
O salão de eventos do Itamambuca Eco Resort recebeu na última quinta-feira uma reunião entre candidatos à prefeitura, representantes das coligações e ambientalistas. O objetivo do encontro era recolher assinaturas para um protocolo de intenções proposto pela coordenadoria do Plano de Gestão Ambiental (PGA) de Itamambuca.  Os candidatos Maurício Moromizato, Nuno, Ricardo Cortes e Vicente Pagliuso não compareceram ao evento. Moromizato acabou representado por Neto, ambientalista e candidato a vereador pelo PT, e Nuno por Charles Medeiros, candidato a vice-prefeito. Coordenador do Plano de Gestão Ambiental, Marcio José dos Santos foi o primeiro a falar, apresentou o histórico, as principais metas do plano e respondeu as dúvidas dos presentes. Segundo Marcio, o PGA é “um instrumento de interesse público e tem por finalidade melhorar as condições ambientais do bairro, com foco na despoluição do rio Itamambuca”. Posteriormente, cada candidato ou representante presente teve cinco minutos para expor suas opiniões. 

Candidato do PTB, Anderson Rodrigues, o Tato, abriu o debate e se comprometeu a apoiar a iniciativa. Logo em seguida, Sato tomou a palavra, enumerou alguns pontos e deu ênfase a questão do saneamento básico, ressaltando a presença de vários itens citados na agenda da Região Metropolitana, recentemente criada pelo Governo do Estado para alavancar o desenvolvimento sustentável do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. O candidato do PSB também lembrou a necessidade de constar no protocolo de intenções um item estabelecendo a manutenção dos moradores locais, mesmo que estejam em áreas de preservação permanente, desde que obedecidos os critérios legais.  Gilson Rocha, do PSL, usou o seu tempo para criticar os prefeitos anteriores e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) por não ter cuidado do meio ambiente como deveria. 

Conhecido pela militância ambientalista, Neto, representante de Moromizato, enfatizou seu trabalho à frente da Associação de Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba (APPRU) e discorreu sobre os diversos trabalhos que desenvolveu a favor do Rio Grande, destacando a similaridade dos problemas com o rio Itamambuca.
Candidato do PSDB, Rogério Frediani iniciou seu discurso com uma crítica à presença dos representantes de dois candidatos ausentes à mesa, criticou a Sabesp e solicitou aos organizadores do evento que eles fossem impedidos de assinar o protocolo. Vice na chapa do candidato Nuno, o ex-vereador Charles Medeiros relembrou sua luta em prol da melhoria do meio ambiente e também criticou a Sabesp pela enorme dívida social com a população de Ubatuba. Medeiros destacou ainda a importância da coleta seletiva e da educação ambiental para amenizar a degradação do ecosistema. Alfredo Correa, candidato do PRTB, foi o último a expor suas idéias e se referiu ao protocolo como algo muito importante, que precisa ser assinado por todos os candidatos. 
 
Chapa quente

Após as falas, um debate entre os participantes sobre a permissão dos representantes dos candidatos ausentes assinarem o protocolo esquentou o clima no salão de eventos. Diante de defesas acaloradas, os coordenadores do PGA informaram que, “caso sejam procurados pelos ausentes, vão analisar se devem ou não assinar o protocolo de intenções”. Assim, assinaram o protocolo apenas os candidatos Sato, Tato, Alfredo, Gilmar e Frediani.

Um comentário:

Beto Francine disse...

Aguardo o link para adesão de candidatos a vereador, mas já anunciei que assino o PGA em meu site: http://betofrancinepv.tmp.br/?page_id=61 na fala gravada do Dimitri, que explica como os vereadores podem auxiliar na implantação do plano de ação ambiental. Parabéns pelo trabalho e iniciativa. #betofrancinepv43300